Principal

  Artes
  Blog
  Brainstorm
  Calendário
  Câmbios
  Divulgue-nos
  E-book Center
  Emprego
  Entrevistas
  Expressos
  Fotos
  Fotos a 360º
  Freeware
  Genealogia
  História
  Humor
  Jogos
  Links
  Livraria
  Mapas
  Meteorologia
  Música
  Náutica
  Patrocínios
  Poupar
  Reflexão
  Saúde
  Screensavers
  Sites da Região
  Vista do Espaço

  

Estamos no  Sapo

 

 

 

Grupo Coral de Vila Nova de Milfontes

  Endereço:
Grupo Coral Alentejano
Casa do Povo
7645 Vila Nova de Milfontes

Coordenador do grupo:
Sr. Carlos Mendes
Tel. 283 996 327


Fundado a 13 de Dezembro de 1986 por pescadores, pastores, agricultores, funcionários públicos e reformados, o grupo coral começou com uma formação inicial de cerca de 25 elementos, todos do Baixo Alentejo.

A primeira sede foi nas instalações da Junta de Freguesia. Actualmente o grupo dispõe de um espaço próprio, na Casa do Povo da vila, onde decorrem semanalmente (nas noites de sexta-feira) as reuniões do grupo para ensaiar as modas e para tomarem todas as decisões relativamente à sua actividade.
Ao longo dos anos, o grupo tem vindo a coleccionar para o seu curriculum várias importantes actuações em festas e feiras municipais, em programas de televisão e até em festivais de Verão. Como exemplo, o Grupo Coral já esteve nas festas comemorativas do 25 de Abril (na Vila Odemira), nas festas de Pervidém (uma freguesia de Guimarães), na Casa do Alentejo (em Lisboa), na Feira de Viseu, no programa "Às Dez" da RTP, no Herman SIC e num programa do Júlio Isidro.

 

Modas* em formato MP3


Milfontes és linda

 

Andorinhas

 

O mar é o meu vizinho

 

Minha Terra tem


(Clique na moda para fazer o download)
 

E fazendo prova de que as nossas raízes culturais estão cada vez mais apreciadas pela juventude, o Grupo Coral participou inclusivamente na abertura do Festival Sudwest na Zambujeira do Mar, na sua edição de 2003.
Num CD editado com o apoio da Câmara Municipal de Odemira, o Grupo Coral de Vila Nova de Milfontes, teve também a oportunidade de participar com três modas numa colectânea em que participaram também diversos grupos corais de outras povoações do Baixo Alentejo.

Em 2002, o Grupo Coral teve a honra de participar no fecho da Presidência Aberta pelo Alentejo, promovida pelo Exmo. Sr. Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. Manifestando o seu genuíno apreço, o Sr. Dr. Jorge Sampaio aceitou posar para a foto do Grupo, juntamente com a sua esposa, o Sr. Presidente da Câmara de Odemira e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes.
 

 
Foto do grupo com Dr. Jorge Sampaio, Presidente da República, a sua esposa, o Sr. Presidente da Câmara de Odemira e
o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Milfontes


Para além destas actuações mais célebres, o Grupo Coral de Vila Nova de Milfontes participa regularmente nas Festas da Nossa Senhora da Graça, padroeira de Vila Nova de Milfontes, bem como em outras iniciativas culturais e de beneficência, em prol de causas tão nobres quanto as da Associação Vida por Vida ou da Associação de Reformados e Idosos de Vila Nova de Milfontes.

No dia do Grupo em Agosto, costumam organizar encontros de Grupos Corais, com a participação de grupos de outras vilas da região. Nestes dias, os vários grupos desfilam pelas ruas de Milfontes, concentrando-se no Campo de Futebol, onde actuam em palco.

Sempre que o Grupo Coral organiza festas, a comida está sempre a cargo de dois elementos muito especiais - o Sr. Manuel Maria e o Sr. Zé do Forno. As especialidades destes dois grandes cozinheiros são a Feijoada e a Caldeirada. Porque afinal, tanta actividade necessita mesmo de muita energia.
 
 

* O que é uma moda? Moda é o mesmo que canção ou cantiga. Este termo é largamente usado no meio a que pertencem estes grupos corais, pelo que é o termo que preferimos usar quando nos referirmos às suas cantigas.
 

Site optimizado para IE4 ou superior (resolução de 800x600)

Copyright © Milfontes ponto Net!