Principal

  Artes
  Blog
  Brainstorm
  Calendário
  Câmbios
  Divulgue-nos
  E-book Center
  Emprego
  Entrevistas
  Expressos
  Fotos
  Fotos a 360º
  Freeware
  Genealogia
  História
  Humor
  Jogos
  Links
  Livraria
  Mapas
  Meteorologia
  Música
  Náutica
  Patrocínios
  Poupar
  Reflexão
  Saúde
  Screensavers
  Sites da Região
  Vista do Espaço

  

Estamos no  Sapo

 

 

Câmbios

 

Gifs
Animados

 

Freeware

 

Blog

 

BrainStorm

 

Ideias para Poupar

Meteorologia

 

 

 


Conseguir emprego

 

O mercado de trabalho está a mudar constantemente. Nos dias de hoje a única coisa constante é o facto de não haver constância. Este fenómeno não é necessariamente mau, uma vez que, a par das novas ameaças, existem também novas oportunidades a aparecer todos os dias. Esta página visa ser uma ajuda para quem quer ter sucesso no campo profissional

 

   Também neste site>> Ideias para poupar 

 

  Envie a sua ideia! Clique aqui >>>

Você é um empresário, pense como um empresário!

Se está numa situação de desemprego, considere bem se este não será o momento de assumir, de uma vez por todas o total controlo da sua própria empresa.

Você é, na realidade, um empresário. Sempre foi, desde o primeiro momento que entrou no mundo empresarial. Mas se esteve empregado, então a sua 'empresa' esteve a trabalhar em exclusivo para um único cliente - o seu patrão. Apesar da sua fidelidade exclusiva a esse seu único cliente, a verdade é que ele não lhe foi tão fiel assim. E agora você está sem clientes, porque apostou num só cliente. Qualquer empresário sabe que isso é perigoso. E agora você também já sabe!

Quer você procure um emprego convencional, quer monte a sua própria empresa, você precisa de pensar como um empresário e deixar de pensar como um empregado. Houve um dia em que você deixou de depender dos seu pais. Está na hora de você deixar de depender do seu patrão!

Os melhores portais de franchising

Franchising é um modelo de relação empresarial em que o master (detentor dos direitos de um modelo de negócio específico e de uma marca) licencia uma empresa para o uso desse modelo de negócio e para o uso dessa marca.

As vantagens são muitas, das quais se destacam:
- Você não começa do zero e reduz drasticamente as perdas por inexperiência inicial;
- Fica de imediato associado a uma marca conhecida;
- Tem acesso a modelos comprovados de operação e gestão;
- Tem apoio contínuo na operação e gestão do seu negócio, sendo que o master tem todo o interesse em que a sua empresa não falhe;
- Em alguns negócios, quando começa tem inclusivé acesso a carteira de produtos e de clientes, mesmo sem ter começado a operar (como no caso das redes imobiliárias).

O preço a pagar compensa na maior parte dos casos - royalties, direitos de entrada, contribuições para fundos comuns de promoção, etc...

Um portal muito completo sobre praticamente tudo o que precisa de saber sobre as oportunidades de franchising em Portugal.

 

Este portal contém informação sobre ranking de empresas, legislação, anúncios classificados, e muita mais informação de interesse.

Os melhores portais de emprego

Você pode ser um verdadeiro empresário estando ao serviço de uma empresa em excusivo. Desde que tenha plena consciência de que, na realidade, o que está a fazer é a vender o seu tempo e disponibilidade a troco de dinheiro e relativa segurança. Assim, se o melhor para si é um emprego certo, comece por consultar estes portais em busca da sua próxima oportunidade.

Neste portal pode deixar o seu curriculum, aceder a uma série de anúncios de empregadores, bem como aceder a serviços de planificação e gestão de carreira. Tudo com a qualidade que o portal Sapo nos habituou.

Um excelente site no qual se pode procurar uma grande quantidade de anúncios de emprego, muito actualizado.

 

Uma bolsa de emprego do portal AEIOU, alimentada por empresas empregadoras e por agências de emprego, com imensa oportunidades interessantes.

 

Como preparar um Curriculum Vitae

Em primeiro lugar, ganhe a consciência de que o seu Curriculum Vitae (CV) é uma proposta comercial que a sua 'empresa' (você!) está a fazer ao seu potencial cliente (a empresa empregadora).

O seu CV deve ser claro como água. Deve tê-lo perfeitamente identificado, não esquecendo a forma de o contactar - telefone, e-mail e endereço postal.

O CV deve conter fotografia, excepto em situações em que você sinta que poderá ser discriminado pela fotografia (idade, raça, etnia, etc...) É triste, mas a verdade é que ainda existem empresas que não lhe darão oportunidade por meros motivos de preconceito. A foto deve ser sóbria e dar um aspecto profissional. O melhor mesmo é uma foto tipo passe, na qual você esteja adequadamente vestido para o cargo que procura preencher.

O CV deve ser resumido e deve indicar claramente todos os elementos do seu passado profissional e escolar que possam ser relevantes para o tipo de cargo que pretende ocupar. Todas as habilitações devem estar contidos no CV, a não ser que possa correr o risco de serem demasiadas habilitações.

Lembre-se: sempre que você manda um CV para uma empresa, você deve estar implicitamente a aceitar que quer trabalhar naquela empresa. Você decide para onde deve mandar o CV, em função de lhe agradar, ou não a empresa. Claro está, você não conhece todas as condições que a empresa lhe quer oferecer. Mas, no essencial, não fará muito sentido você enviar um CV para uma empresa para a qual você não desejaria ir trabalhar.

Cada CV deve estar direccionado para a empresa alvo. Por outras palavras, para 'clientes' diferentes, diferentes 'propostas comerciais'. Procure saber de antemão o que a empresa procura para o cargo, decida se tem os requisitos necessários e faça o seu CV direccionado a esses requisitos. Tome controlo da sua candidatura! Não se limite a enviar CV's. Isso é o que os outros fazem. E você não vai querer ser igual aos outros.

A não ser que seja relevante para o cargo ou para a empresa alvo, evite incluir informações pessoais como hobbies ou sobre a sua vida não profissional. Para a maioria dos empregadores, essas serão consideradas informações supérfluas e que só irão atrapalhar a leitura atenta do seu CV, ou seja, da sua 'proposta comercial'.

A experiência profissional deve ser descrita começando com as experiências mais recentes, e terminando com as experiências mais antigas. Deve conter:
- Período temporal;
- Empresa;
- Área de negócio, ou de actividade da empresa;
- Cargo desempenhado por si;
- Prémios, louvores, portfólio ou outras distinções profissionais no desempenho da função.

Se tiverem havidos períodos de desemprego pelo meio, indique esses períodos como 'Sem actividade profissional em empresa. Período dedicado a formação na área de ...' indicando uma área em que tenha aprendido matérias relevantes durante esse período.

Nunca minta! Mentir exigirá de si um esforço mental adicional para manter-se coerente, para além de colocar em perigo a sua credibilidade. Se tiver de ser, omita. Omitir não é esconder, mas sim não revelar o que não foi perguntado. Todas as empresas o fazem e você deve se considerar um empresa. A excepção é, claro está, se você souber que determinada informação é vital ou muito relevante para a empresa ou para o cargo que for assumir. Aí você não pode omitir.

No final, leia atentamente a sua própria 'proposta comercial' questionando constantemente:
- É um CV claro e consiso?
- Abona em favor da minha candidatura?
- Se eu fosse o empregador, eu contrataria esta pessoa?

Altere tudo o que não lhe parecer bem. Peça opiniões outras pessoas cujo perfil seja parecido com o do empregador.

O seu CV é um documento vivo com várias versões para os vários tipos de empresa e/ou cargos. Altere-o sempre que sentir que o melhorará.

Como preparar uma carta de apresentação

A carta de apresentação é a carta que acompanha o CV e o apresenta. A carta não o apresenta a si, mas si ao CV.

Na carta, seja cortez, charmoso, honesto e  directo.

Ligue a saber a quem deve dirigir a carta de candidatura. Se for o Sr. Engº Manuel Silva, será a essa pessoa que você deverá dirigir o seu discurso.

Algo como:

"Caro Sr. Engº Manuel Silva,

Tomei conhecimento que a V. empresa XYZ está a recrutar um novo elemento para o cargo de TAL e TAL. Venho, por este meio fazer chegar-lhe o meu Curriculum, para o qual agradeço desde já a sua atenção.

Pelo que pude conhecer através do vosso site e pela boa reputação que tem no mercado de TAL e TAL a XYZ será uma empresa com a qual eu poderei colaborar com entusiasmo e dedicação, caso o meu perfil seja por vós considerado adequado para a função a que me estou a a candidatar.

Como poderá ver no meu Curriculum em anexo, parece haver boa correspondência entre o meu perfil profissional e os requisitos constantes no vosso anúncio para o cargo, pelo que penso poder contar com a oportunidade de uma entrevista.

Ficarei a aguardar o V. contacto.

Com os melhores cumprimentos,

<assinatura> "

Não é para copiar, mas sim para se inspirar. Lembre-se, seja você mesmo.

A não ser que seja pedido, escusa de enviar a carta manuscrita. Não esqueça de assinar a azul.

Imprima o CV numa folha de maior gramagem (por exemplo: 90 g/m2 ou 100 gm2).

Imprima a carta de apresentação num papel distinto, com marca de água. Vá a uma papelaria e veja o que lá há.

Se puder, entregue carta em mãos. Escusa de ir vestido com fato e gravata, a não ser que seja essa a vestimenta adequada à empresa e ao cargo a que se está a candidatar. Aproveite para observar bem a empresa e os seus futuros colegas. Seja cortez para quem lhe receber a carta. Aproveite para perguntar se tem informação de como está o processo de selecção. Se a pessoa não quiser ou não souber responder, agradeça na mesma.

Se houver a possibilidade de enviar o CV para um endereço de e-mail, faça-o! Nesse caso indique na carta que também está a enviar por e-mail e no e-mail que também está a enviar por carta.

Um site pessoal, como complemento do seu CV

E que tal um site pessoal para o promover como candidato a emprego? Boa ideia não?!

No seu site você pode ser um pouco menos formal. Lá deve estar uma forma de descarregar o seu CV mais genérico em formato PDF.

Para criar um site use o seguinte site:  www.googlepages.com .

Para transformar documentos WORD em PDF, use o PDF995, que poderá descarregar de www.pdf995.com  . 

Não se esqueça de referir na secção de Contactos do seu CV, o seu site pessoal.

Um site pessoal é uma inovação, sem ser uma 'coisa do outro mundo' . Não se deve ser demasiado original. Mas deve-se ser inovador. Um site pessoal jogará a seu favor, sendo uma forma óptima dos seus amigos e conhecidos o promoverem a si em qualquer parte.

A ajuda dos seus amigos e conhecidos

Se você estiver a vender um produto ou serviço, será bom que muita gente saiba, não é assim? Ora, quando você procura emprego, você está a promover-se a sim mesmo como 'produto ou serviço'. Você vai precisar de toda a publicidade que puder ser feita a seu respeito.

A experiência mostra que a melhor publicidade é a referência de "boca em boca".  Pegue num telefone, fale com as pessoas que conhece e as pessoa que conhecem o seu trabalho. Informe-as que procura emprego e que tipo de emprego procura. Envie-lhe o seu CV genérico via e-mail. Dê-lhes o endereço do seu site pessoal e peça-lhes para o promoverem na sua área de influência.

Lembre-se, no futuro você poderá lhes retribuir da mesma forma.

 

 



 

 

 

 

Site optimizado para IE4 ou superior (resolução de 800x600)

Copyright © Milfontes ponto Net!